Vale a pena fazer intercâmbio? 5 razões que comprovam que sim!

Além de fluência no idioma, morar no exterior permite que você mergulhe em outra cultura, melhore o seu currículo e desenvolva habilidades sociais e o autoconhecimento

“A mente que se abre para uma nova ideia nunca mais voltará ao tamanho original", disse Albert Einstein. 

Brinco que talvez o famoso cientista tenha dito essa frase depois de fazer um intercâmbio. Isso porque quem tem a experiência de ter vivido em outro país terá a sua a vida mudada para sempre.

Viajar é sempre uma forma de abrir a mente, conhecer outras culturas e aproveitar oportunidades. 

Há quem pense em morar fora para aperfeiçoar o inglês ou viver experiências interculturais. Existem aqueles que querem completar ou estender seus estudos de graduação ou pós-graduação, tais como mestrado, doutorado e/ou especialização, em instituições estrangeiras. Há também quem pretende ocupar um cargo profissional em outro país.

Seja qual for a motivação, em algum momento é possível que surja o questionamento: mas vale a pena?

Valeria a pena investir recursos e tempo longe da minha casa, do meu país, das pessoas que gosto, para fazer um intercâmbio?

Em cada história existe uma particularidade, contudo, de uma forma geral, respondo sem hesitar: sim, vale muito a pena!  Aproveito para listar 5 dos vários motivos pelos quais deve-se  fazer um intercâmbio no exterior:

1-Aprimorar a sua fluência no idioma objeto de seus estudos

Mesmo que você tenha um conhecimento sólido do idioma local, é provável que haja nuances dele que você não possa não conhecer. 

Quando se faz um intercâmbio, ficando  culturalmente imerso, você amplia o  seu vocabulário com a aquisição de  expressões, frases, palavras e gírias que são usadas no dia a dia daquele país/povo, algo que  você não poderia vivenciar  se estivesse em um contexto diferente.

Não há como negar que a aquisição de uma língua estrangeira fica mais fácil, rápida e natural quando usada todos os dias perante falantes nativos.

2 -Expandir o seu nível cultural

Se você morou apenas em seu país de origem, talvez não saiba quantas experiências o resto do mundo tem a oferecer. 

Ter acesso a diferentes tradições, comidas, arquiteturas, geografia, vegetação, clima, religiões e sistemas de crença e, principalmente, pessoas, é enriquecedor. Sobretudo, quando feito de maneira profunda. E isso só é possível com tempo e vivência.

Porque para mergulhar de fato em uma cultura, é preciso ir além de apenas conhecer seus aspectos superficiais. É necessário experimentá-la pessoalmente e vivê-la no dia a dia. 

Isso nos dá a oportunidade de entender como aquelas pessoas pensam e o porquê de determinados costumes fazerem parte de suas vidas.

Viver fora lhe proporcionará  a oportunidade de realmente fazer uma imersão cultural, que é “entrar de cabeça” em uma nova experiência, colocando-se em contato com diferentes situações daquelas que estamos acostumados a viver em nosso país de origem. 

É experenciar a realidade de uma outra cultura para algo que vai além apenas dos estereótipos que recebemos quando estamos distantes daquela realidade.

É ter um convívio próximo e pessoal com diferentes povos, sociedades, costumes, hábitos e inúmeros outros aspectos que caracterizam a formação de um país.

Ao vivenciarmos culturas perante as quais não estamos familiarizados, passamos a perceber todo um novo conjunto de interesses que desconhecíamos. Essa experiência nos ajudará a encontrar perspectivas que darão base às decisões a serem tomadas de forma mais madura ao longo das nossas vidas.

Definitivamente, aprender sobre novas culturas, tendo a oportunidade de compartilhar da sua,   é  simplesmente incrível. Não apenas cresceremos como pessoa, mas também desenvolveremos relacionamentos que nos acompanharão para sempre, e  isso é o que nos  leva ao próximo motivo.

3-Desenvolver habilidades sociais e fazer amigos para a vida toda!

Todos nós sabemos que as companhias aéreas estabelecem limites quanto ao tamanho e peso para bagagem. Assim sendo, “infelizmente”, não se pode levar amigos e familiares na mala quando optamos em morar mora.

O lado bom é que, durante o intercâmbio, teremos que formar um novo círculo social e uma nova rede de contatos. E isso é simplesmente maravilhoso!

Conhecer pessoas de diferentes partes do mundo, novos sistemas sociais e valores será enriquecedor para o desenvolvimento pessoal. 

Muito da nossa aprendizagem acontecerá por meio da troca de conhecimento e da diversidade cultural existente nessas relações.

Por isso, não podemos esquecer que, assim como os lugares que viermos a visitar durante nossa estada no país escolhido, o papel daqueles que viermos a conhecer terão um significado muito importante nas nossas vidas. 

Conquistar e manter tais relacionamentos e conexões ao redor do mundo pelo resto da vida é, definitivamente, uma das grandes vantagens de viver essa experiência.

4-Explorar a  sua identidade e aprender com você mesmo

Às vezes, existe uma linha tênue entre saber se você valoriza algo porque realmente isso tem valor real para você, ou simplesmente porque é um subproduto da sociedade em que você vive. 

O que quero dizer é que, às vezes, pensamos que algo é importante porque nossa cultura diz que é assim e não porque realmente acreditamos nisso.

Quando moramos no exterior por um período de tempo, nos tornamos parte de uma nova realidade. O outro país possui valores diferentes, podendo, por muitas vezes, não reforçar as ideias da cultura que estamos acostumados a viver em nosso país de origem. Isso nos  leva a uma maior reflexão e percepção sobre os pontos de vista que mantínhamos até então sobre a nossa identidade e o papel que assumimos perante nós mesmos e os outros.

Em uma pesquisa publicada na “Harvard Business Review”, pesquisadores examinaram se e como as experiências internacionais podem transformar o senso de si mesmo de uma pessoa.

Especificamente, eles se concentraram na “clareza do autoconceito”, na medida em que a compreensão de alguém sobre si mesmo é “nítida e confiantemente definida, internamente consistente e temporalmente estável” - uma característica que tem sido ligada ao aumento do bem-estar e desempenho no trabalho. 

Em seis estudos com 1.874 participantes, eles descobriram que viver no exterior leva a uma maior consciência de quem você é — o que pode levar a decisões de carreira mais assertivas. 

5-Expandir o seu currículo e criar maturidade profissional

A globalização exige que todos ganhemos novas habilidades, atitudes e responsabilidades à medida que as tecnologias em expansão nos aproximam.

E, embora o número de pessoas fazendo intercâmbio esteja aumentando, ainda são muito poucos os que se aventuram a viver essa experiência no exterior. 

Assim sendo, ter uma experiência desse calibre pode dar um belo "up" no seu currículo e ser uma importante vantagem competitiva na hora de se candidatar a uma posição no mercado de trabalho.

Não é nenhuma novidade que as empresas adorem contratar pessoas que estudaram no exterior.

Como os negócios em geral estão se tornando cada vez mais integrados, ter uma perspectiva mundial é extremamente valioso. 

Em primeiro lugar, os empregadores dão preferência a candidatos com competências em línguas estrangeiras. Isso já é mais que um diferencial, mas sim uma condição primordial. 

Afora isso, a experiência de viver em um país estrangeiro significa que estamos dispostos a correr riscos e abertos para abraçar a diversidade, desafios e capazes de nós adaptarmos às mais diferentes e desafiadoras situações.

Essas mesmas empresas enxergam tais candidatos mais compassivos, culturalmente sensíveis e propensos a assumir funções de liderança.

Por fim, morando fora, estaremos lançando as bases para oportunidades de emprego em todo o mundo. Estando conscientes de que somos capazes de viver em um país estrangeiro, conseguimos expandir nossa busca pelo emprego perfeito fora da bolha no nosso país natal.

Prepare-se para morar no exterior e fazer um intercâmbio!

Será que, após essa lista, eu consegui convencê-los de que pode ser uma grande ideia fazer um intercâmbio e “rechear a sua bagagem de vida” com uma experiência enriquecedora?

Em caso afirmativo, isso é muito bom! Então, será que você está preparado para viver essa aventura?

Um dos pontos que deve ser analisado é se o conhecimento que você já tem sobre o idioma objeto do seus estudos é suficiente para os objetivos da sua experiência.

Ter consciência de ambos os seus níveis de compreensão e comunicação atuais é fundamental. E tornar as suas habilidades mais eficazes pode facilitar ainda mais a sua adaptação ao novo país.

Importantíssimo entender, também, que a resposta à pergunta “seu inglês é suficiente para um intercâmbio?” pode não depender só de você!

Isso porque muitos países exigem uma comprovação de nível de proficiência no idioma, restringindo a concessão do visto apenas para aqueles que atenderem a uma especificação mínima. 

O mesmo vale para instituições de ensino e empresas estrangeiras. 

Assim, o certificado pode ser o seu passaporte para uma experiência acadêmica ou profissional incríveis!

Essa classificação tem como base a proposta do quadro comum europeu de referência para línguas (CEFR), e está dividida em:

  • Básico : A1 
  • Pré-intermediário : A2
  • Intermediário : B1 
  • Intermediário-Superior : B2
  • Avançado : C1 
  • Proficiência : C2

Para saber o seu nível de inglês, é preciso prestar testes reconhecidos internacionalmente - TOEFL/TOEIC, IELTS, Cambridge Tests -, os quais, com base nos resultados, emitirão certificados conforme os critérios de avaliação do CEFR.   

Essas provas são notadamente complexas e irão medir com exigência o seu domínio nas quatro habilidade de comunicação do idioma (“listening, speaking, reading and writing”). 

Uma vez que existe um custo para isso, não é interessante fazê-las apenas para simplesmente saber como está seu nível. É importante se preparar previamente e contar com ajuda especializada de quem prepara e aplica tais testes. 

A SYNONYM possui experiência de mais de 40 anos no ensino de línguas e conta com programas específicos, com a eficiência da nossa metodologia, para quem pretende realizar os exames TOEFL/TOEIC (somos um centro autorizado para aplicação destes dois testes ), IELTS e CAMBRIDGE.

Caso queira saber mais sobre como se preparar para morar/estudar no exterior, assim como prestar os exames de proficiência acima mencionados, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

Bom, espero que esse artigo tenha sido útil para você. Comente o que achou e, se gostou, por favor compartilhe esta página.

 Sidnei Agostinetti- CEO e fundador da Synonym Escola de Idiomas 

Siga nas redes sociais: