Dicas para desenvolver o inglês de negócios em casa

Não é segredo para ninguém que a língua inglesa é o idioma oficial do mundo dos negócios. 

As empresas estão cada vez mais atentas à necessidade de ter colaboradores capazes de se comunicarem neste idioma, afinal, o mundo dos negócios está cada vez mais globalizado e mesmo empresas que mantinham negócios locais estão ampliando seus horizontes.

Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas que vão te ajudar a desenvolver o inglês de negócios, ou como já se fala por aí, o “business english” em plena era do “home office”.

Confira agora.

1.Conheça o vocabulário específico da sua área de atuação e pratique

Ninguém quer errar termos técnicos e jargões próprios da sua área de atuação, portanto, é preciso conhecer e dominar o vocabulário específico, o office-speak, do seu segmento. Em inglês de negócios, essa é uma dica fundamental, e é por isso que está no topo da nossa lista.

Para facilitar, aqui vão alguns pontos de observação importantes: 

  • Muitos jargões e termos técnicos em inglês não tem tradução;
  • Os falsos cognatos (palavras semelhantes em duas línguas, mas que têm sentidos diferentes) enganam muito, dê atenção especial a eles;
  • Alguns termos e expressões são próprios do mundo de negócios, usados e compreendidos por qualquer área empresarial. Exemplos: approach, assessment, backoffice, budget, business plan, compliance, deadline, workflow.

Até aí, tudo bem, mas e quanto a áreas de atuação específicas, que trazem em si toda tecnicidade e jargões próprios de sua indústria ou ciência?

Nestes casos, você pode começar elaborando uma lista dos principais termos técnicos e jargões profissionais da sua área e praticar. Mas, como muitos não têm tradução, a dica é entender seu significado a partir do contexto em que são usados.

Para isso é possível:

  • Ver vídeos com exemplos contextuais de uso;
  • Ouvir a pronúncia dos termos e repeti-las até dominar;
  • Praticar a grafia, afinal, a escrita também é importante.

Com um office-speak atualizado, você vai dominar uma boa parte da linguagem corporativa do dia a dia e evitar cometer gafes no seu inglês de negócios, fazendo com que se sinta seguro e confiante na condução de sua atividade profissional.

2.Utilize o inglês de negócios no seu dia a dia

Para dominar qualquer idioma, é preciso utilizá-lo no seu dia a dia.  

Mas, como inserir o business english nas suas atividades cotidianas? Existem algumas estratégias que você pode usar a partir da simples aquisição de novas rotinas:

  • Busque materiais de leitura relacionados à sua área de atuação em inglês;
  • Participe de eventos, congressos e palestras sem usar a opção de tradução simultânea;
  • Assista a vídeos institucionais, documentários e vídeos técnicos da sua área de atuação também em língua inglesa;
  • Troque o idioma do seu celular e redes sociais para o inglês;
  • Navegue por blogs e portais de notícias em língua inglesa.

O “truque” é transformar algo que você já faz, ou pode fazer sem dificuldades, em mais uma oportunidade para desenvolver o inglês de negócios em casa. 

3.Pratique a escuta 

Praticar a escuta do inglês de negócios também é essencial para desenvolver o idioma em casa. Pois, tão importante quanto saber falar é entender com clareza aquilo que você escuta. Para conseguir isso é necessário desenvolver ouvidos atentos e treinados. 

Afinal, não dá para esperar que, no seu dia a dia no trabalho, as pessoas falem inglês de forma pausada, como em uma aula. Pelo contrário, muitas vão falar rapidamente, e esperarão que você acompanhe o ritmo, principalmente aquelas que forem falantes nativas. 

A boa notícia é que praticar sua escuta de inglês de negócios em casa não é complicado, pois, mais uma vez, é transformar algo que você já faz ou pode fazer sem dificuldades, em mais uma oportunidade para treinar.

Desta vez, incluímos coisas que você pode fazer de forma lúdica:

  • Assistir em inglês filmes focados no mundo dos negócios, como “A Grande Aposta” e “Wall Street”;
  • Ouvir bons podcasts em inglês, por exemplo, a coluna The Daily, que é recomendada para quem quer desenvolver o business english;
  • Aproveitar algumas boas séries em inglês, como Suits, Girlboss e House of Cards, todas disponíveis em plataformas de streamings.

Essa também é uma boa forma para assimilar o uso de diferentes expressões, e até jargões técnicos do business, nos mais variados contextos.

4.Adquira o hábito de escrever em inglês

Um bloco de notas é pequeno e fácil de carregar, assim como uma caneta.  É possível até mesmo deixá-los no bolso da sua calça, ou casaco. Algumas pessoas usam o bloco de notas do próprio celular. 

O importante é que, independentemente do lugar em que esteja, você pode usar qualquer tempo livre para fazer anotações em inglês sempre que achar necessário.

Desta forma, você vai adquirindo o hábito de escrever em inglês diariamente. Trabalhando a escrita ao mesmo tempo em que fixa melhor o vocabulário.

Se você não sabe por onde começar, a dica é copiar pequenos textos, até que comece a criar os seus. Uma boa ideia é escolher citações que você goste de artigos escritos em inglês de negócios e anotar.

Outro bom hábito para trabalhar seu business english no dia a dia é conversar com seus colegas de trabalho e amigos em inglês por meio de mensagens e e-mails. E, caso goste da ideia, desenvolva também um diário pessoal em língua inglesa.

5.Para ser fluente em inglês de negócios, pense em inglês

Essa é uma dica de gatilho mental, ou seja, algo que precisa ser desenvolvido com prática e treino dentro de uma metodologia, até ser espontâneo. 

Muitas pessoas, ao conversar em inglês com alguém, escutam em inglês e traduzem mentalmente para o português. Portanto, só depois formulam uma resposta. Isso vai depender muito da forma como você aprendeu inglês.

Se você tem que percorrer todo este caminho para se comunicar é sinal de que você não adquiriu o idioma e seu aprendizado tem que ser revisto, porque esse processo torna a comunicação demorada e pouco fluida. Neste caso, não é só uma questão de vocabulário, mas de aquisição ou não do idioma.

6.Assista a programas de entrevistas em inglês

Com certeza você já ouviu falar dos famosos “talk shows”, ou programas de entrevistas, afinal temos alguns nesse formato aqui no Brasil. Porém, eles são ainda mais populares em países de língua inglesa, como Estados Unidos e Inglaterra.

O que algumas pessoas não sabem, e muitos alunos de inglês também nem imaginam, é que essa é uma ótima forma de melhorar sua fluência na língua.

Muitos desses programas entrevistam profissionais famosos, empresários renomados, economistas e outras personalidades do mundo dos negócios. Então, essa pode sim ser uma boa forma de você desenvolver o seu business english sem sair de casa.

Usando os “talk shows” como referência, selecionamos algumas características que tornam seu inglês de negócios mais naturais e interessantes por apresentarem de forma evidente uma das essências da língua, que é a musicalidade.

Conversa espontânea

Um “talk show” é uma conversa, um diálogo entre duas pessoas, entrevistador e entrevistado. Dessa forma, você tem a oportunidade de ver uma conversa em inglês fluir de forma espontânea.

Há uma boa variedade de sotaques

Em um programa de entrevistas em inglês, os convidados são de diferentes nacionalidades, e isso ajuda a desenvolver sua habilidade de escuta em inglês.

Gírias e expressões idiomáticas

Um “talk show” é uma conversa mais natural e livre, na qual os assuntos variam, então há sempre gírias, expressões idiomáticas e outros maneirismos de fala presentes. 

E isso torna os programas de entrevistas perfeitos para ampliar seu vocabulário e ver como falantes nativos, e de outros países, realmente falam a língua no dia a dia.

Jargões próprios do mundo dos negócios

Já falamos sobre a importância de desenvolver o vocabulário em inglês da sua área de atuação. Muitos convidados em “talk shows” falam sobre economia, política e business em geral. Ou seja, você verá muitos desses termos sendo usados aqui.

Para encontrar programas de entrevistas em inglês, você pode usar o Youtube. Depois, é só escolher os programas que entrevistem personalidades cujos conhecimentos e profissões sejam do seu interesse. 7.

7.Monte um roteiro de estudos para aprender inglês de negócios

Mostramos aqui algumas dicas para reforçar seu conhecimento no idioma inglês, direcionando seus esforços para o inglês de negócios, mas sabemos que, para muitas pessoas, pode ser difícil implementar hábitos e mudanças de uma só vez.

Última dica de hoje é convidá-lo a montar seu próprio roteiro de estudos. Para fazer isso, você pode:

  • Definir uma rotina de estudos;
  • Escolher algumas atividades para compor sua rotina;
  • Trocar periodicamente as atividades do seu roteiro.

Conclusão

Fale em inglês sempre que você tiver uma oportunidade. Lembre-se que conhecimento não aplicado é, na maior parte dos casos, conhecimento esquecido.

Em outras palavras, sua mente esquece com muito mais facilidade aquilo que você não usa. E é por isso que para aprender inglês de negócios você precisa praticar com frequência.

Essas foram as nossas dicas de hoje, esperamos tê-lo ajudado a melhorar suas habilidades em inglês. Ficou com alguma dúvida? Curtiu as dicas? Deixe seu comentário!

E se quiser garantir o domínio do business english, com a total compreensão dos termos técnicos e expressões utilizadas na língua no decorrer de uma reunião, call, videoconferência, e-mail ou qualquer outro projeto de trabalho, entre em contato com a SYNONYM.  

A SYNONYM possui experiência de mais de 30 anos no ensino de línguas e conta com aulas e mentorias focadas no inglês de negócios, com a eficiência da nossa metodologia exclusiva.

 Sidnei Agostinetti- CEO e fundador da Synonym Escola de Idiomas 

http://synonym.com.br/ | atendimento@synonym.com.br